terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Da série "Meus pitacos no Linkedin" - China x Brasil

Tenho participado ativamente de algumas discussões no grupo de gerenciamento de projetos no site Linkedin. Gosto muito deste tipo de conversa virtual, porque junta pessoas com os mais diferentes perfis, apresentando opiniões que, embora nem sempre sejam tão construtivas quanto a gente gostaria, servem para a troca de experiências.
O tema deste debate era; a China conseguiu erguer um prédio de 15 andares em seis dias. Será que isto é possível?
No meio das discussões, lancei este post;
---------------------------------------------
Alguns palpites sobre a China e as diferenças entre eles e nós;
a) Pouca gente fala nisto, mas muito do crescimento chinês que se observa hoje em dia se deve a uma decisão tomada ainda na época de MaoTseTung, lá pelos anos 1970; o planejamento familiar. A partir do momento em que o crescimento populacional foi colocado de forma ordenada, foi possível organizar o sistema de ensino, o mercado de trabalho, etc... Comentei certa vez algo sobre o assunto no meu blog (link; http://www.causosdoherve.blogspot.com/2010/11/planejamento-familiar-um-assunto-para.html).
b) Os orientais têm como paradigmas o trabalho, a honestidade e a disciplina. Isto, na minha visão, é muito mais importante que o falso dilema entre comunismo e capitalismo. São estes paradigmas que fizeram com que o Japão se recuperasse em menos de um ano de um terremoto, um tsunami e um acidente nuclear. E são estes mesmos paradigmas que estão levando a economia chinesa a um crescimento que é muito mais firme e sustentável do que muita gente pensa. E não me venham mais com esta história de trabalho escravo; a China está desenvolvendo uma classe média muito forte, com um alto nível de educação e conhecimento.
c) Sobre a visão de prazo x qualidade; o importante é entender que o prazo de execução do projeto foi pequeno, mas seguramente o prazo de planejamento foi grande (e muito bem utilizado). Qualquer teoria de gerenciamento de projetos nos ensina isto; planeje direito, que a execução fica fácil. Usando um exemplo meio tosco, é como aquele lutador de MMA que chega na luta e liquida o adversário logo no primeiro assalto. A gente olha e diz; este cara ganhou dinheiro fácil! Só que, para acertar aquele soco, daquele jeito (fase de execução do projeto – e do adversário, no caso), ele e sua equipe treinaram (fase de planejamento) durante meses. O único lugar do mundo onde o pessoal acredita que milagres acontecem, e que um País pode sair do terceiro mundo para o primeiro sem planejamento, sem investimento em educação e sem mudança de paradigmas, é num país tropical, abençoado por Deus, e bonito por natureza que eu conheço... Depois, quando a casa começar a cair (porque o alicerce é de barro), não vale reclamar.
----------------------------------------------
Logo vou postar mais alguns palpites meus sobre diversos assuntos aleatórios, não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário